• Rua Capitão Pacheco e Chaves, 785 - Vl. Prudente - São Paulo-SP
  • 11 2067-6767

VRF

Um VRV, cujo significado é "volume de refrigerante variável") ou VRF (do inglês "variable refrigerant flow", é um tipo de sistema de ar condicionado central do tipo multi-split., ele funciona com apenas uma condensadora externa e interligado a várias evaporadoras internas, trabalha apenas um ciclo de refrigeração, sendo o fluxo de gás variável. Esse sistema permite que se trabalhe as evaporadoras individualmente e de formas independentes por ambiente podendo ser controladas individualmente suas temperaturas por ambiente climatizado, operando individualmente por ambiente (podendo chegar a 64 máquinas).

Aplicação

É um modelo de ar condicionado desenvolvido especialmente para edifícios comerciais de médio e grande porte e residencias de Alto Padrão. O gás do sistema R-410A entre outros, chamado agente refrigerante, é o responsável pela captura térmica e intercambio do ar ambiente com o meio externo. O sistema de refrigeração chamado ciclo de refrigeração é composto por diversos componentes, dos quais proporcionam uma condição de funcionamento que permite o retorno desse fluido refrigerante para a condição inicial no ciclo.
O grande diferencial nesse sistema VRV é simplesmente uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle microprocessados, aliado à combinação de múltiplas unidades internas em um só ciclo de refrigeração.
Sua instalação é muito simples, resultando em uma economia de tempo e mão-de-obra, além de manter a arquitetura sem alterar as características do empreendimento, produzindo um baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico.
Além de ser versátil e flexível, possui expansão modular e de grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.
Atualmente existem poucas empresas que distribuem esse equipamento no Brasil.

Versatilidade

Os Arquitetos e Engenheiros contam com um grande aliado na hora de definir seus projetos que necessitam de sistema de ar condicionado.
Nós da Refriar Climatização disponibilizamos de um departamento especializado para elaboração de estudo de viabilidade, versatilidade, dimensionamento e projeto de sistemas de ar condicionado, visando Conforto Térmico, Tecnologia, juntos atrelados em designer com baixo nível de ruído e economia de energia.
Em Nossos Projetos temos a versatilidade de utilizar-se de vários modelos de unidades internas combinadas em um único sistema, possibilitando maior flexibilidade de adequação em projetos arquitetônicos, podendo desta forma combinar uma unidade do tipo aparente high wall ou cassete até equipamentos embutidos em armários e forros, bem como distribuição de ar por meio de rede de dutos, grelhas e difusores do tipo linear.

Clique e Veja alguns Exemplos de Sistemas VRF
Sistemas VRF SISTEMAS VRV / VRF

Conta-se também com um sistema integrado de controle que já disponibiliza interface com automação própria. Pode-se dizer que esse sistema, atualmente, é o sistema mais moderno e versátil do mercado.