• Rua Capitão Pacheco e Chaves, 785 - Vl. Prudente - São Paulo-SP
  • 11 2067-6767

Manutenção Corretiva

Tem como objetivo restaurar as condições iniciais do equipamento, eliminando as falhas que possam existir. As falhas podem ocorrer em dois casos: devido a um problema inesperado, quebra ou falha de alguma peça ou por falta dos cuidados necessários com o equipamento.
É uma atividade que não deve ser ignorada, pois é de extrema importância para a qualidade da manutenção e mesmo após a corretiva, deve-se inspecionar o funcionamento, levantando possíveis motivos de falha. O ideal seria manter um cuidado frequente em seus equipamentos, inspecionando, higienizando e fazendo manutenção preventiva.
A falta de manutenção Preventiva (periódica) faz com que os equipamentos necessitem de mais manutenções corretivas, ou seja, manter os cuidados em Manutenções Preventiva acarreta maior vida útil do seu aparelho, evitando assim transtornos mantendo o bom funcionamento do sistema.

Tipos de Manutenção Corretiva.

A manutenção corretiva pode se dividir em dois tipos mais frequentes.

Manutenção Corretiva Planejada

A manutenção corretiva planejada, ou previsível, é do tipo que ocorre quando se detecta uma queda de desempenho em um equipamento no qual não gera uma parada total em seu sistema, pois o equipamento possui suas características, portanto sem o rendimento desejado ou possíveis ruídos apresentados, ou seja, passam a perder capacidade de refrigerar e opera com performance baixa, podendo parar a qualquer momento.
A manutenção corretiva planejada também pode acontecer por uma escolha gerencial do usuário. Após uma análise, chega-se à conclusão de que deve operar o equipamento sempre limpo e higienizado e o que determina a frequência com que deve ser feito a manutenção é o uso e cuidados que tem com o aparelho.
No entanto, vale dizer que essa decisão deve ser baseada em dados, fatos e testes. Isso significa que ela não deve ser feita por uma falta de gestão, mas sim por um bom planejamento e controle.

Manutenção Corretiva não Planejada

Conhecida também como não previsível, geralmente quebra ou funcionamento parcial do equipamento. Pode ocorrer por falhas em peças, falta de cuidado ou acompanhamento do desempenho do seu aparelho. Na maioria das vezes, acontece quando não se espera, ou por adiar a manutenção preventiva ou por falhas não previstas, nas peças e gás, sendo assim, necessário atendimento imediato.